quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Genéricos - Pepinos em Conserva Hemmer !

Olá Pessoal,


Essa receita caseira de conserva de pepino fica realmente muito parecida com as conservas da marca Hemmer, que ao meu paladar são as mais saborosas !!

Ultimamente estou meio "viciado" em pepinos Hemmer, daí resolvi testar uma receita utilizando os mesmos ingredientes, e não é que deu certo !! Ficou uma delícia, já fiz pepinos e cenouras, ambas conservas foram aprovadas, o sabor ficou igualzinho !!


Ingredientes:

500g de minipepinos (próprios para conserva)
Cebola em tirinhas
Pimenta do reino em grãos
Sementes de mostarda
Alecrim
1 pitada de orégano
1 folha de louro
1 colher (chá) cheia de sal
1 colher (chá) de açúcar
Vinagre de maçã, qsp (quantidade suficiente para)

Modo de preparo:
Numa panela grande, coloque a água, o louro e uma pitada de sal para ferver. Assim que levantar fervura, ponha os pepinos. Quando voltar a ferver, conte 3 minutos se gosta de pepininhos mais crocantes, ou 5 minutos se prefere que fiquem mais macios (na dúvida, deixe 4).

Escorra e ajeite-os num vidro previamente escaldado com água fervente. O vidro tem que ter uma boa vedação. Se a tampa não for muito boa, ponha um filme plástico entre a tampa e o vidro, como se fosse um veda-rosca.

Coloque os temperos e complete com vinagre até a metade do vidro. Complete o restante com água filtrada até cobrir os pepinos. Agite o vidro para que os temperos se misturem bem e guarde em geladeira. Deixe curtir por pelo menos uma semana antes de comer.

Se não encontrar o minipepino, pode usar o pepino japonês mesmo. Se escolher essa opção, passe os pepinos na água fervente só por uns segundos. Não é pra deixar cozinhar.

Esse método de escaldar e depois deixar curtir no tempero pode ser usado pra fazer outras conservas. Você pode substituir o pepino por couve-flor, minicenouras, beterraba, minicebolas etc.

Vale observar que cada legume tem uma consistência. Assim, o que muda é o tempo que leva pra escaldar.

Para legumes mais macios, passe-os somente pela água fervente por alguns segundos. Para legumes mais duros, deixe aferventar um pouco mais. O importante é não deixar os legumes muito moles.
Espero que gostem !
Abraço, até +

8 comentários:

  1. olá!
    gostaria de fazer essa conserva, mas não entendi muito.para essa quantia quanto vai de agua? e o restande dos ingredientes ferve junto com o louro e o sal?

    ResponderExcluir
  2. Olá Sabrina,

    Para a fervura dos pepinos, utilize água suficiente para cobrí-los totalmente na panela.

    Os outros temperos são colocados diretamente no vidro para conserva, após escorrer os pepinos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Na Cantina Alemã em Campinas, desde os anos 60 até hoje. Couvert pepinos Hemmer, pão de centeio Wickbold, manteiga Itambé. E chopp Antartica. Principal um lombo grelhado na brasa com fritas e chopp Antartica... Pára!

    ResponderExcluir
  4. Você esqueceu o Estragão, que o principal tempero.

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz só que os pepinos ficaram moles, então oque eu fiz, retirei da água quente e coloquei diretamente em agua gelada para parar o cozimento. Ficaram crocantes, outra coisa, para parecer com o da Hemmer é preciso colocar uma colher de chá de endro.

    ResponderExcluir

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails