terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Rota Litoral Sul do RJ - Sono e Antigos

Olá pessoal,

Esse foi o trecho da minha viagem que mais gostei, "sem sombra de dúvida" !!

Visitei duas praias isoladas que ficam na baía de Paraty, e o que as mantém intocadas é a dificuldade de acesso à elas. Meu destino final era a enseada dos antigos, composta por duas praias 'TOTALMENTE DESERTAS", chamadas praia dos antigos e antiguinhos, o paraíso na terra existe, eu pisei lá e pretendo retornar assim que puder !!

Iniciando a saga: Partindo de Paraty, siga pela Rio-Santos até a estrada de Trindade, na bifurcação (única), siga à esquerda, sentido Laranjeiras. Trata-se de um condomínio fechado que controla impecavelmente o acesso; Lá, estacione o carro, na casa do Sr. Jonas (R$ 10,00), e na portaria do condomínio solicite que chamem um "barqueiro" para te levar à praia do sono, que será a primeira parada; Assim que o barqueiro atracar, irão te buscar em uma perua, pois é proibido "estranho" pisar sequer no chão do condomínio.

travessia de barco de laranjeiras ao sono
O barqueiro te leva até a praia do sono, que já é linda e semi-deserta, somente povoada por pescadores que parecem ter parado no tempo juntamente com o local.

praia do sono

praia do sono


comida caseira servida pelas famílias de pescadores no sono
 Na praia do sono, siga à direita percorrendo toda a praia, atravesse o rio que lá desemboca e procure entre as pedras o início da trilha íngreme que corta o morro de um lado ao outro (o barato é lôco e alto pra car*lho); Suba a trilha, reze pra não escorregar e já na descida curta a adrenalina de estar prestes a se deparar com o visual mais lindo de sua vida (que caribe que nada), e com um detalhe, só pra você !!

praia do sono vista do topo da trilha que leva a enseada dos antigos
Chegando na praia dos antigos, verá que tudo é bonito e intocado, não há sujeira, não há vendedor de queijo coalho torrado, não há barangas, nem gritaria, nem pagode, nem bêbados, nem maloqueiros, é o paraíso na terra !!

praia dos antigos
Na praia se formam piscinas cristalinas das águas que vertem da serra formando pequenos córregos, que com as rochas encravadas na areia e a vegetação exuberante que proporciona sombra o dia todo compõe a bela paisagem. Um convite explícito ao naturismo, eu aderi de imediato ...


únicas pegadas existentes na praia dos antigos, as minhas
Ao final da faixa de areia, após uma curta trilha chegamoa a antiguinhos, a segunda praia dessa enseada que mantém as mesmas características de beleza.

A melhor praia que já conheci !!

Abraço, até +

3 comentários:

  1. tbm "lembrei" do Caribe qd cheguei na praia dos Antigos.."Caribe pra que" é o titulo de uma foto de lá.. Estive lá a pouco tempo, Fomos a pé..seguimos uma trilha durante 1h30 +ou- até a Praia do Sono..e dps outra até a praia dos Antigos como vc disse..é a praia mais bonita que já vi..águas super azuis e cristalinas..mar calmo..realmente é o paraíso em terra..

    ResponderExcluir
  2. Os elogios a essas praias são unanimidade. Espero que os visitantes continuem respeitando a natureza no local, para que muitas outras pessoas possam desfrutar dos mesmos momentos de prazer que tivemos por lá !!

    Abraço.

    ResponderExcluir

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails