sábado, 18 de dezembro de 2010

Rota Vale do Ribeira - PETAR

Olá pessoal,

Continuando a rota do Vale do Ribeira ...

Saí de Eldorado, continuando pela estrada que margeia o Rio Ribeira de Iguape e que vai até Barra do Turvo, última cidade paulista (pela Régis) antes da divisa com o Paraná. Na metade do caminho cheguei a meu destino, a cidade de Iporanga.

Logo de cara nota-se o ar bucólico do local, o que eu não sabia é que a p*rra da cidade era bucólica demais para  meu gosto, e bota bucólica nisso.

Nos hospedamos em uma pousada no "centro" da cidade (http://www.pousadaiporanga.com.br/), a maior construção que vi por lá, já que tinha dois andares. Era fim de tarde, então após um banho resolvemos descansar um pouco antes sairmos pra comer alguma coisa, o que não sabíamos é que naquela cidade os poucos comércios que abrem durante o dia, fecham no máximo às 18:00 horas.

Não sabendo do horário comercial peculiar da cidade, quando resolvemos perguntar por um local para jantarmos, recebemos a indicação da "lanchonete" do Done, que se chamava "Mac Done", hilário !! e que não passava de um trailler na matagal praça da cidade, e que também já estava fechado !! Quando vimos um "armazém" aberto, acreditamos que estávamos salvos, porém a cidade não nos decepcionou, mantendo a tradição de bem servir, pois não havia "NADA" para se comer lá, apenas pirulitos, cerveja, refrigerante e água... foi o que compramos pra beber (cachaça tira a fome mesmo...).

Na manhã seguinte, devoramos tudo que havia disponível para o café da manhã, e após elogiar a cozinheira da pousada, ouvimos a seguinte frase "Também com a fome que passaram ontem, tinha que tá gostoso mesmo !!" ... bem hospitaleira ...
 
entrada da caverna santana
 
caverna santana
 Vamos ao PETAR, que é o que interessa. Nosso guia foi o Osmari da agência de ecoturismo Cave Atlântica (http://www.caveatlantica.com/), o cara é sensacional, simpático, humildde, explicou um montão de coisas interessantes, show de bola, ganhamos um amigo.

caverna morro preto

pórtico da caverna morro preto
Em nossa visita ao parque conhecemos três cavernas, nadamos no rio Betari, onde se pratica bóia-cross, e tomamos banho em uma cachoeira, quer mais ??
entrada da caverna do couto
As cavernas são bem diferentes da Caverna do Diabo, são bem mais sinuosas, com passagens estreitas, escadarias, trechos sobre cursos d'água, e o principal, "NÃO" possuem iluminação, aí é que tá a graça da coisa, se a lanterninha do capacete pifar meu velho, babau, não tem como enxergar um palmo do nariz !

saída da cavena do couto

pórtico monumental da caverna do couto
O visual é deslumbrante, intocado há milhões de anos; Pra se ter uma idéia, na caverna morro preto, onde comprovadamente moraram nossos antepassados, ainda podemos ver os resíduos das fogueiras que lá mantinham acesas ininterruptamente (fuligem) e cascas de caramujos que coletavam no rio, e após se alimentarem depositavam no chão na caverna, sensacional !!

um refresco na cachoeira do couto
 Foram trilhas, buracos, subidas, descidas, pedras, rios ... um pouco cansativo, mas valeu cada segundo !!

Abraço, até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails