sábado, 26 de maio de 2012

Camping no Inverno - Dicas !!

Olá pessoal,


Acampar no frio é uma delícia, mas são necessárias algumas precauções para não transformar sua aconchegante acampada em uma desastrosa e desconfortável experiência ... Selecionei algumas dicas, não muito exageradas, para passar adiante, afinal estamos falando de acampamento de lazer e não da escalada do K2. Espero que possa ajudar.


- Sempre acredite no frio do lugar para onde você vai, especialmente em lugares altos, pode fazer calor de dia, mas de noite esfria e venta muito.

- Tenha uma barraca com resistência à chuva. Passar frio é ruim, mas passar frio molhado além de ser ruim pode te mandar ao hospital. Esteja preparado.

- Certifique-se que deixou sua barraca ventilada para a noite. Por mais frio que esteja lá fora, a barraca irá condensar por dentro com o calor de seu corpo e deverá estar ventilada para minimizar esta condensação.

- Escolha um local apropriado para montar sua barraca, de preferência abrigado do vento e que receba o sol da manhã, para secar seu equipamento. Tenha certeza que o chão não alaga...

- Nunca cozinhe dentro da barraca! O gás e o fogo poderão roubar todo o oxigênio que existe lá dentro, podendo inclusive provocar a morte dos usuários. Fora isso, as barracas são feitas de náilon e, portanto, pegam fogo com facilidade.

- Cheque sempre a previsão do tempo antes de viajar.

- Teste todo o seu material ANTES de sair de casa. Lanternas, fogareiros e barracas devem estar funcionando em perfeito estado e não esqueça de pilhas e combustíveis extras ...

- Tenha um bom isolante térmico, que o afaste do frio do chão. Você pode usar, também, um saco de dormir em cima do colchão inflável, e cobertores de emergência como chão dentro da barraca, para aumentar o isolamento.

- Em hipótese alguma você deverá se fechar totalmente dentro de seu saco de dormir! Seu rosto deverá ficar do lado de fora, para que você respire normalmente... Mas você pode e deve fechar todos os zíperes, colar térmico e gorro em volta de sua cabeça, para minimizar a perda de calor durante a noite.

- Vista-se em camadas – um material sintético e fino como o polipropileno deverá estar colado ao corpo, com a propriedade de secar no corpo e afastar o suor em contato com sua pele. As camadas quentes vem depois, e podem ser quantas forem necessárias. Por cima de tudo faça o isolamento do vento e umidade usando uma jaqueta de náilon (preferencialmente impermeável), anorak ou parkha.

- Outra boa função das camadas é facilitar na hora de ‘medir’ a temperatura. Está muito quente? Tire uma ou duas camadas e já refrescará. Está frio? Acrescente camadas ...


- Deixe em casa duas coisas muito importantes para o dia-a-dia das cidades e absolutamente supérfluas/quase perigosas para o dia-a-dia ao ar livre: calça jeans e camisetas de algodão. Ambas demoram para secar e não esquentam quando molhadas – pelo contrário, resfriam tremendamente e, claro, te deixam gelado !

- Não esqueça de um bom par de meias, luvas, pescoceira e um excelente gorro – pelo menos 25% do calor do corpo sai pela cabeça ...

- Leve um cobertor de emergência para casos extremos. Eles ocupam pouco espaço na mochila e são baratinhos. Você poderá parecer um peru de natal, mas poderá salvar a sua vida ou a de um companheiro de camping - ele aumenta a temperatura em até 5 graus.

- A vantagem de usar roupas de tecidos sintéticos como gorros, luvas e meias é que, durante a noite, você poderá secá-los com o calor de seu próprio corpo, bastando para isso, colocá-los dentro do saco de dormir. Mas atenção! Isto só funciona com tecidos sintéticos. Nem perca tempo tentando secar uma camiseta de algodão assim ...

- Durante a madrugada pode até usar uma ‘garrafa-banheiro’, para não ter que sair do quente da barraca para fazer "pipi"  (palavrinha meiga, não?). Durante o inverno, esta pode ser uma prática confortável mesmo no Brasil – reter líquido indesejado consome um importante calor de seu corpo. Mas marque esta garrafa de forma bastante chamativa, para não confundi-la com a garrafa de guaraná Dolly ...

- Os dias são mais curtos no inverno, ou seja, a noite chega mais cedo. Planeje suas atividades de acordo com os horários do sol, para que você tenha tempo suficiente de organizar o acampamento antes da noite chegar. O fim da tarde costuma ser um horário bastante frio – se você já puder estar com tudo pronto, e aquecido com uma roupa limpa e seca, melhor !

- Deixei para o fim a DICA MAIS IMPORTANTE: Não esqueça do cobertor de orelha ...



Abraço, até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails