segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Rota de Viagem - São Thomé das Letras - MG

Olá pessoal,


Continuando o relatado na última postagem, sobre o Camping do Noel, onde fiquei acampado em São Thomé das letras, hoje vou falar um pouco da mística cidade e de suas paisagens, que incluem trilhas, mirantes, cachoeiras, grutas, corredeiras e muito mais.

Típica casa de pedra. Muito charme.

São Thomé das Letras é tão famosa por suas lendas, quanto por suas belezas naturais, tornando-se um conhecido reduto de místicos, bruxas, xamãs, naturebas e malucos-beleza em geral. Não é à toa que todo bicho-grilo que se preze, tem o dever de ir lá ao menos uma vez na vida. Eu, embora não me enquadre em nenhum deses perfis, já visitei duas vezes essa cidade, sendo a última às vésperas da data anunciada para o fim do mundo, 21-12-2012.


A marca registrada da cidadezinha são suas estreitas ruas(de pedra) e casas de pedra, que aos finais de semana fervem de pessoas, perambulando entre lojas de artesanato, bares e restaurantes, que em sua maioria apresentam música ao vivo, ou seja, muito rock e mpb. Tudo em clima de paz e harmonia, STRESS ZERO. O point é a praça da matriz.


Dentro da cidade, é impossível não visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário, conhecida como Igreja de Pedra, que fora construída pelos negros escravos que não podiam frequentar a Igreja Matriz; A Gruta São Thomé, onde diz a lenda, foi encontrada a imagem de São Thomé que deu nome à cidade, e as inscrições rupestres que lá existem, complementam a teoria para a denominação "das letras" no nome da cidade; Igreja Matriz, construída em 1785 ao lado da gruta, para abrigar a imagem encontrada lá. Há ainda a lenda que exista uma passagem secreta subterrânea que liga assa igreja à gruta.
Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Gruta São Thomé, detalhe para as pinturas rupestres.

Igreja Matriz.

Continuando a área urbana da cidade existe o Parque Municipal Antonio Rosa, onde obrigatoriamente devemos apreciar, além da caminhada entre rochas que formam um cenário estilo "Mad Max", o Mirante, o Cruzeiro, a Pedra da Bruxa e a Pirâmide, que é o local perfeito para irmos ao pôr do sol...

Entrada do Parque Municipal Antonio Rosa.

Mirante.

Topo do mundo.

Pedra da Bruxa.

Cruzeiro.

Pirâmide, point para se observar o pôr-do-sol.

Nos arredores da cidade, pegando as estradas de terra, estão a maioria das cachoeiras, corredeiras, grutas e poços, que são muitas por sinal, visitei as mais próximas, que são a Cachoeira Eubiose, situada a 3 km da cidade, bem próxima ao Camping do Noel, e também na Cachoeira do Flávio, que fica apenas 1 Km adiante.

Cachoeira da Eubiose, boa para nadar e tomar uma ducha.

Poço antes da cachoeira da Eubiose, bom para mergulho (pular).

Cachoeira do Flávio, igualmente bonita.

Mas existem muitas outras, como a Véu da Noiva, Paraíso, Vale das Borboletas, Lua, Gêmeas, Cachoeira da Chuva, Corredeira Shangri-lá, Vale dos Gnomos e Gruta do Carimbado, que é palco da lenda local mais fantástica, que diz que essa gruta faz a ligação de São Thomé das Letras à cidade inca de Machu Picchu, no Peru. 

Há também a Ladeira do Amendoim, nela, se você estiver descendo, parar e deixar o carro solto, ele volta sozinho, subindo. É incrível !! Pena que trata-se apenas de ilusão de ótica, mas é muito divertido, experimente !

Minha escolha entre os inúmeros artesanatos locais, cachaça Xamãs,
verdadeira poção mágica !!

Espero que tenham gostado dos relatos, embora tenha deixado de lado inúmeras outras atrações, acredito que seja o suficiente para justificar como vale a pena conhecer o local.




Abraço, até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VAMOS LÁ, NÃO SEJA TÍMIDO ! DEIXE UM COMENTÁRIO !!

Related Posts with Thumbnails